Logotipo da Pentagonix

Fim de semana em São Bento do Sapucaí

Fotos e texto por Jonas Marinho

Data de publicação: 25/07/2021

Data da viagem: 17/07/2021 e 18/07/2021

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 1

São Bento do Sapucaí é uma agradável cidadezinha entalhada na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, no inverno é uma opção alternativa e mais tranquila à badalada Campos do Jordão, sua vizinha. Para chegar até lá é preciso disposição para encarar as estradas de serra, cheias de curvas, subidas e descidas.

Apesar de seu tamanho pequeno, em São Bento do Sapucaí o que não faltam são atrações para se visitar, a região é repleta de trilhas, montanhas, cachoeiras, museus, igrejas e espaços de lazer.

Complexo da Pedra do Baú

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 2

A Pedra do Baú é a principal atração e símbolo da cidade, localizada em um complexo no qual há também as pedras da Ana Chata e Bauzinho, o lugar oferece lindas vistas das montanhas da Serra da Mantiqueira, com uma altitude de 1 950 metros acima do nível do mar e mirantes em diferentes pontos da trilha que leva até lá.

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 3

Com o uso de equipamentos de segurança adequados, preparo físico em dia e a contratação de um guia, é possível ir até o cume da pedra através de uma via ferrata, uma espécie de escada construída na montanha com grampos metálicos.

Ecoparque Pesca na Montanha

Entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, está localizado o Ecoparque Pesca na Montanha, um grande espaço com ambiente rural e cercado por floresta, com diversas opções para lazer, como pescaria, passeio à cavalo, tirolesa, tiro com arco e flecha, mini golfe, entre outras. Nos lagos, além dos peixes, também vivem capivaras, patos e cisnes.

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 4

O restaurante do local é algo que merece um comentário a parte, embora não seja barato (R$ 76,00 por pessoa para comer à vontade com sobremesa, mas bebidas à parte), a qualidade é ótima e o prato principal são os filés de truta, grelhados na hora que você está se servindo, acompanhados de um buffet com opções de saladas, massas e comida mineira (embora geograficamente esteja em São Paulo), além da cerveja artesanal Bauzera, outro símbolo da cidade.

Arte no Quilombo

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 5

O Quilombo é um dos bairros de São Bento do Sapucaí, um pouco mais afastado do centro da cidade. A história do Espaço Arte no Quilombo tem ligação com essa distância do bairro até o centro, pois o início das atividades se deu com lavadeiras do bairro se associando para atender aos clientes do centro da cidade, devido à necessidade de transporte das roupas a serem lavadas do centro para o bairro e depois a devolução das roupas limpas, a organização permitiu realizar esse transporte em lotes, melhorando as condições de trabalho das lavadeiras.

Com essa associação, o potencial da cooperação entre os trabalhadores autônomos ficou destacado, com o passar do tempo o negócio se transformou para atender aos pequenos artesãos da região, que organizados fazem suas artes chegarem até as lojas no centro da cidade, vendendo-as para turistas, moradores locais e gerando renda. O Espaço Arte no Quilombo é a sede da organização e funciona também como loja, onde os artesãos expõem seus produtos para serem vendidos.

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 6

Museu do Zé Pereira

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 7

O Zé Pereira é um personagem clássico do Carnaval de rua da cidade, um boneco que alguém veste e sai durante os dias de Carnaval, para se divertir e animar a festa, também está presente na cultura carnavalesca de outras cidades do Brasil e até mesmo na Europa.

Em São Bento do Sapucaí, o Zé Pereira tem companheiros de folia, outros bonecos que surgiram com o passar dos anos, se juntando a ele para animar o Carnaval, cada um com seu próprio nome e características. No Museu do Zé Pereira, no centro da cidade, podemos ver todos esses bonecos e conhecer um pouco sobre a história do Carnaval na cidade.

Mirante do Cruzeiro

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 8

Próximo ao centro da cidade, em um dos pontos mais altos, está localizado o Mirante do Cruzeiro, onde há uma plataforma, que possui em seu piso um dos característicos mosaicos da cidade, da qual é possível ter uma vista de toda a cidade. O nome do local é devido à uma enorme cruz, de aproximadamente 20 metros de altura, que está construída no lugar. O caminho até lá é bastante íngreme e estreito, mas há um pequeno estacionamento próximo à cruz.

Igreja Matriz São Bento

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 9

Há diversas igrejas em São Bento do Sapucaí, como a Igreja Matriz São Bento, a Igreja do Rosário ou a Capelinha do Mosaico. A Igreja Matriz é datada de 1853, construída originalmente em taipa e madeira. Na praça onde está localizada, também há um dos característicos mosaicos e seu interior é repleto de imagens e iluminação que dão um clima especial à igreja.

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 10

Chalés

Fim de semana em São Bento do Sapucaí, foto 11

A cidade é classificada como uma 'estância climática', o que significa que é uma cidade que possui as baixas temperaturas como um de seus atrativos. Com essa característica e estando em uma região serrana, os chalés são um tipo de hospedagem bastante comum em São Bento do Sapucaí, geralmente oferecidos pelas pousadas da região, sendo uma ótima opção para quem deseja curtir as baixas temperaturas durante o inverno paulista.